Introdução histórica

A 'ideia' da Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro da Argentina nasceu em 1992, quando um grupo de amigos, de seu nome José António, Chico e Anastácio, todos residentes no Bairro dos Pescadores - mais conhecido por Bairro da Argentina - entraram, pela primeira vez, Torneio da Torre e venceram.

Na altura a A.D.C.R.B.A. era formada por: José Manuel, Anastácio Freitas, Chico, Joel Nascimento, Joel Brito, Fernando, Geraldo, Pacassa e José António como treinador.

A equipa foi-se expandindo e passou a participar noutros torneios amadores, tais como, o da Praia Formosa em Futebol de 7, '24h A Jogar Futebol'. O Bairro da Argentina não participou apenas em torneios no concelho de Câmara de Lobos, pois participava em actividades noutros concelhos da Região.

 

Primeira equipa da A.D.C.R.B.A.

FOTO

 

Em 2005 foi dado um passo importante na vida do clube bairrista, a participação no Torneio regional de Futsal do INATEL. No ano de estreia o resultado não poderia, de forma alguma, ter sido melhor, pois a formação arrecadou o título de Campeão Regional e, consequentemente, a participação na Fase Nacional, em representação da Madeira.

O Bairro da Argentina foi a Peniche e nas meias-finais perdeu com a turma dos Açores, os Melrinhos, por 10-7, perdendo assim, a hipótese de ir à final logo no ano de estreia. Na disputa do 3º e 4º lugar, a nossa equipa perdeu frente à equipa de Guarda do Porto, com o resultado de 5-4, ditando assim, que o plantel bairrista termina-se esta aventura num honroso 4º posto.

Na altura os atletas que disputaram esta Fase Nacional foram: Vasco Freitas (GR), Vasco Abreu, Roberto Graça, Victor Fernandes, Filipe Sousa, Filipe Agrela, Nuno Agrela; os membros da equipa técnica foram Octávio Freitas (Tr.) e José António Freitas (Tr. Adj.).

Já em 2006, e mantendo-se no INATEL, com o nome 'emprestado' de 'Casa do Povo', a Argentina ficou no 2º lugar na competição regional, com os atletas a serem Emanuel Tavares, Vasco Abreu, Ezequiel Agrela, Roberto Graça, Agostinho Freitas, Ruben Agrela, Chico e Emanuel Freitas.

Nesse mesmo ano, vários adeptos reuniram-se e pediram a 'angariação' de sócios, e foi aí que tudo tornou-se mais sério. No dia 5 de Março de 2007, o nosso clube tornou-se 'real'.

Na época de 2007/2008, já com o clube registado com o actual nome, a nossa formação venceu o Caniçal por 4-3, no 'jogo do título', a nossa humilde associação nunca tinha visto uma casa tão cheia com cerca de 500 pessoas. Representando uma vez mais a Madeira, na Fase Nacional, desta vez disputada em Paredes, no Porto, o nosso clube bairrista conquistou um maravilhoso 2º lugar, perdendo nos derradeiros 10 segundos finais. Foi uma dor tremenda.

Essa equipa era formada por: Emanuel Tavares, Vasco Abreu, Ezequiel Agrela, Emanuel Agrela, Ruben Agrela, Jeke, Bruno, Roberto Graça e Vitinho, bem como, o técnico Octávio Freitas, o adjunto Marco Freitas, José Luís Nunes (presidente), Victor Nunes (pres. Ass. Geral), os sócios Dino e David, juntamente com a tesoureira Cláudia Sousa.

Na época desportiva de 2008/2009, aconteceu um momento inesperado e doloroso para o nosso clube. Faleceu um dos nossos fundadores e capitão, Carlos Alberto Nascimento (Chico), no dia, bem lembrado, 8 de Agosto de 2008. Chico faleceu quando a nossa formação disputava um torneio em Santa Cruz.

Nesse mesmo ano, e para variar, fomos campeões regionais invictos, no Torneio Amador do INATEL. Uma vez mais representamos a Região na Fase Nacional, na Sertã, mas com uma diferença, voltamos como Campeões Nacional. Dias antes, o presidente do Governo Regional, Drº Alberto João Jardim, pediu-nos o título e assim o fizemos, ao vencer o Vila Real do Porto, por uns expressivos 8-3, com os seguintes atletas e equipa técnica: Luciano Teixeira, Vasco Abreu, Ezequiel Agrela, Marco Brito, Ruben Agrela, Dinarte Azevedo, Roberto Graça, Filipe Sousa, Jeke, Octávio Freitas (Tr.) e os adjuntos Marco Freitas, Hélder Nascimento e José António Freitas.

 

FOTO

 

Quando regressamos à Região, em Setembro, fomos recebidos na Quinta Vigia, pelo Exº presidente regional, Alberto João Jardim, na qual, toda a comitiva foi mostrar o troféu que o Srº presidente tinha pedido, bem como, distribuímos lembranças, os quais foram um quadro com uma camisola do nosso clube. Pouco depois, fomos igualmente recebidos na Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pelo presidente local, o Srº Arlindo Gomes.

Em 2009/2010, entramos em força no INATEL, apostando na modalidade de futebol, mas, continuando com o futsal. Nesta última modalidade fomos novamente campeões regionais, representamos a Madeira na Fase Nacional, em Lisboa. Desta vez as coisas não correram muito bem, pois perdemos nas meias-finais na marcação das grandes penalidades. A nossa equipa era formada por: Luciano Teixeira (G.R.), Vasco Abreu, Marco Brito, Ezequiel Agrela, Emanuel Tavares, Márcio Teixeira, Ruben Agrela, Cléber Silva e Décio Barros. Octávio Freitas era o treinador, e contava a seu lado com Hélder Nascimento e Marco Freitas.

Na modalidade de futebol de 11, a estreia foi boa, pois ganhamos o Campeonato Regional, o que nos permitiu representar a ilha na Fase Nacional, em Lisboa. Chegamos até ás meias finais (vencemos a turma representadora dos Açores e uma de Aveiro), na qual perdemos frente à equipa da Azambuja, num jogo muito controverso. A nossa formação perdia ao intervalo por 2-0, mas no segundo tempo reduzimos o marcador, por intermédio de Emanuel Tavares. No entanto, voltamos a marcar um golo (legal) no qual o árbitro assistente decidiu anular, e o árbitro principal marca canto. Na cobrança desse mesmo canto, o nosso atleta, Anastácio, é rasteirado dentro da área e o árbitro faz vista grossa, terminando o encontro com o placar a marcar 2-1.

 

No dia 5 de Março de 2010 decorreu a 2ª Tomada de Posse, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, com 54 sócios.

                                      

 

No dia 26 de Julho de 2010, o presidente da nossa associação, José Luís Nunes, mais conhecido por Rosé, concretizou um sonho de longa data que foi inscrever as duas formações, de futsal e futebol, na Associação de Futebol da Madeira, permitindo assim, que a equipa de futsal disputa a IIª Divisão Regional, e a formação de futebol a Iª Divisão Regional.

De forma a solidificar os nosso lema de "entrar para ganhar", logo em ano de estreia para as duas modalidades (futsal e futebol), sagramo-nos campeões.